terça-feira, 5 de abril de 2011

1º MOVIMENTO DO EXPRESSO

Olá Amigos!

Neste primeiro post que faço em meu blog, falo um pouco de um processo teatral que idealizei e tive o prazer de vivenciar com os amigos da OFICARTE Teatro & Cia (Companhia de Teatro que trabalho) e que deu origem ao Núcleo Zero Perspectiva. A pesar do "Não Espetáculo" ter saido de circulação, ainda é um processo inacabado, com inúmera possibilidades de acontecer em formatações diferentes. Logo abaixo disponibilizo o texto da idéia fundante do Expresso Experimental.




1ª IDÉIA

“Expresso Experimental” será um espetáculo gerado a partir de experimentações conduzidas e livres feitas pelos atores da OFICARTE – NUPEC. O processo de criação terá como guia, a busca pelos vários significados imagináveis das duas palavras que dão nome ao espetáculo. Essa busca irá conter cerca de 5% ou menos de pesquisa teórica e, 95% ou mais de trabalhos práticos (físicos).
O espetáculo depois de montado não perderá seu caráter experimental. Pelo contrário, será neste momento em que ele entrará na segunda fase de experiências que denominamos de “Experimental com Público”.
Em “Expresso Experimental” as cenas serão denominadas de “paradas” para dar idéia de viagem. Cada parada abordará um tema diferente, sendo que, poderá haver, ou não, ligação uma com a outra. Não existirá uma ordem cronológica no espetáculo e cada parada terá resolução própria (ou não).
As paradas serão criadas a partir de temas pré-estabelecidos ou de criação livre. O estudo das ações cotidianas e do clown, dentro da perspectiva do clown essencial, serão bases fundantes para essa experiência, além das várias técnicas do teatro físico, dança, acrobacia e música.
Este espetáculo terá como base o ator em si. Os figurinos serão simples, dando idéia de roupas de trabalho físico cotidiano do grupo, com algumas peças de segurança como joelheiras, cotoveleiras, munhequeiras, entre outros, de acordo com a necessidade de cada ator. Poderá ser usado, também, outras peças de figurino em alguns momentos para simbolizar algo específico. Os objetos de cena e adereços, também serão pouco utilizado, para haver uma melhor valorização do corpo dos atores.
O espetáculo poderá ser encenado em vários ambientes, justamente para ampliar o caráter experimental. Não haverá cenário, ou melhor, o cenário será o próprio ambiente onde se desenvolverá o espetáculo. A iluminação servirá de apoio para as ambientalizações da cena e com alguns efeitos para ampliar a idéia experimental. A trilha sonora será composta de músicas utilizadas no processo de treinamento e criação do espetáculo, ou até mesmo de músicas criadas pelo grupo.
O público em “Expresso Experimental”, não deverá apenas entrar e viajar nas idéias da peça, ele deverá ser parte ativa do espetáculo. O público deverá ser atraído, interrogado, incentivado, incomodado, assustado, acariciado, infiltrado em seu mundo real dentro das possibilidades do espetáculo. Em suma, o espectador não poderá afundar em sua cadeira.


Um comentário:

  1. Eu vi "Expresso Experimental" Embarquei nesse expresso e me diverti, senti, sorri, sofri e sai de alma lavada e enxaguada na arte. Pena que toda viagem tem sempre um fim, um destino, um desatino. Mas reta em nós a lembrança dos caminhos por onde passamos.

    ResponderExcluir